COMANDATUBA/UNA

Localizado a 60 km ao sul de Ilhéus, Una caracteriza-se pela diversificação da sua agricultura e pelas florestas que são o único habitat natural, no mundo todo, do mico-leão-da-cara-dourada,primata fortemente ameaçado de extinção devido à caça e ao desmatamento da Mata Atlântica.

Abrigando a Reserva Biológica de Una, unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Governo Federal, Una é considerada por cientistas e ambientalistas uma das áreas mais importantes do planeta para conservação ambiental, devido ao grande número de espécies animais e vegetais, muitas destas ocorrendo exclusivamente nesta região. Somando-se a isso uma enorme riqueza hídrica, com rios de médio porte, como o Aliança, de Una, São Pedro, Doce, Maruim e da Serra, que serpenteiam em meio à floresta, plantações de cacau e vastos manguezais, o município credencia-se para o ecoturismo, com a inauguração de um parque de ecoturismo, às margens do Rio Maruim, divisa com a Reserva Biológica, que tem como atrativo principal, uma passarela pela copa das árvores, com cerca de 200 metros de extensão.  Una possui mais de 50 km de praias de mar aberto, várias ainda desertas, margeadas por amplos coqueirais, imprimindo uma forte paisagem tropical. Destas praias, destacam-se os 18 km da Ilha de Comandatuba, onde está situado um equipamento hoteleiro internacional, e o Balneário Ilha da Fantasia.

Outro local de interesse turístico é o povoado de Pedras de Una, à 9 km da sede, uma comunidade de pescadores onde com uma breve conversa consegue-se alugar um barco para passeios maravilhosos pela foz dos Rios de Una e Maruim, e quem sabe até uma pescaria. Para os turistas mais curiosos, uma visita às fazendas de cacau é indispensável, mas também pode-se ver plantações de seringueira, dendê, coco, pupunha, pimenta, açaí, mangostão, cravo e banana.

Outra peculiaridade de Una é sua forte tradição cultural, representada por manifestações tipicamente caboclas, tais como o Boi Duro, versão baiana do Boi Bumbá, e o cordão de Caboclos, que é uma mistura de candomblé com danças indígenas.

 

HOME  / CANAVIEIRAS /  COMANDATUBA/UNA

OLIVENÇA  / ILHÉUS  / SERRA GRANDE  / ITACARÉ

PASSEIOS /  DICAS&RESERVAS